16 de janeiro de 2014

Tenho celulite, e agora?


Toda mulher sabe que não tem uma coisa que irrite tanto quanto a bendita celulite. Você quer colocar aquele short lindo que sua melhor amiga te deu ou aquele biquíni maravilhoso que você comprou, mas quando veste, lá está a nossa inimiga celulite dando “oi” pro mundo. Pra começo de conversa, o termo celulite não é o mais correto a se utilizar, é apenas o mais comum. Um dos termos corretos é lipodistrofia ginóide. Mas calma, não se assusta! Vem comigo que eu te explico tudinho ;)

A lipodistrofia ginóide, ou a popularmente conhecida “celulite”, é uma mudança na superfície da nossa pele, resultado de alterações no nosso tecido adiposo (tecido onde acumulamos gordura) por diversos fatores, que desencadeiam na má circulação do local comprometido. (Para saber mais, clique aqui.)
   
A “celulite” pode aparecer em várias partes do corpo, mas geralmente aparecem na região das coxas, abdômen, glúteos e na porção superior dos braços, podendo ser causada por diversos fatores como: genética, idade, desequilíbrios hormonais, sedentarismo, alimentação, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, entre outros.

Ela teve sua classificação definida em 4 graus. Encontrei essa imagem no blog Obrigada, Santo Antônio! e achei que fica bem fácil pra vocês entenderem, olha só:




Aí você pensa: “Estou perdida! O que eu faço agora?” Bom o tratamento é multifatorial, ou seja, vários recursos ajudam a amenizar o seu quadro de celulite, mas a alimentação é um fator IMPORTANTÍSSIMO nessa melhora. E eu, como futura nutri e amiga, não podia deixar de te dar essas dicas. Confere aí:

  • Crie hábitos saudáveis e se alimente melhor! Procure sempre ter um prato bem colorido, com tipos diferenciados de legumes e verduras. Folhosos com um tom de verde mais escuro são os mais aconselhados.
  • Aumente o seu consumo de água! Hidratar-se é fundamental.
  • Introduza o ômega 3 na sua vida: Ele é antiinflamatório e por isso melhora a circulação sanguínea. Você pode encontrá-lo nos peixes de águas frias e profundas (ex: salmão, truta, atum, cavala, sardinha) e também na nossa queridinha linhaça (que merece um post futuro só sobre ela).
  • Evite carboidratos simples e os substitua por carboidratos complexos (ricos em fibras), como os alimentos em sua forma integral.
  • Reduza o consumo de sódio! E lembre-se: O sódio não está presente apenas no sal de cozinha, mas em DIVERSOS alimentos industrializados que consumimos no dia a dia e que nem imaginamos. Olhe sempre os rótulos antes de comprar (;
  • Esqueça a fritura! Reduzir ao máximo o consumo de frituras é crucial em um bom resultado contra a celulite. Comece a susbtituir os fritos, por grelhados (que são uma delícia). Com certeza será bem mais benéfico para sua saúde.
  • Xô fast-food! Comidas lotadas de gordura, açúcares e sódio. Preciso mesmo comentar?


Essas são apenas algumas dicas relacionadas à alimentação pra quem quer melhorar o quadro de “celulite”, mas outro fator importante é a prática constante de atividade física. Por isso, procure um educador físico para te orientar, pois ele é o profissional mais indicado para tirar suas dúvidas! Sem contar que alimentação saudável e atividade física, resultam no casamento perfeito! Hahah

Ps: Essas dicas não se aplicam somente aos casos de celulite, se você quer ter hábitos de vida mais saudáveis, esses são os primeiros passos :D

Minha gente, por hoje é isso. Espero muito que tenham gostado das minhas dicas, e qualquer dúvida ou sugestão de tema, é só falar aqui nos comentários. Até o próximo post!


Beijos de luz :*

Imagens retiradas do Google e do We Heart It.

5 comentários:

  1. Nunca me preocupei com celulite rsrs
    Incrível esse post
    tenha um otimooo final de semana =)
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

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    1. ai que bom!! Fico feliz que tenha gostado hahah beijinhos e bom final de semana também!

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  2. Adorei o post, odeio celulite.
    Beijinhos
    http://screepeer.blogspot.com.br/

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    1. acho que todas odiamos! hahah que bom que gostou (; volte sempre!

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